O Espaço Cidadão destina-se a esclarecer o público sobre as doenças mais comuns tratadas pela Neurologia. Procura esclarecer os doentes, familiares e cuidadores sobre os sinais e sintomas mais comuns das doenças neurológicas, o que podem esperar, e que tratamentos estão disponíveis.

Tratamento da vertigem depende da causa

A vertigem é um sintoma que pode ocorrer em diversas doenças, pelo que, antes de tudo, é importante perceber a sua causa. No 10.º episódio da websérie SINOPSE, a Dr.ª Daniela Melancia (interna de Neurologia no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central) entrevista o Prof. João Lemos (neurologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), que explica os sintomas, as principais causas, como se processa o diagnóstico e que opções de tratamento existem.

Saber mais sobre a vertigem e assistir ao episódio

A enxaqueca não é uma inevitabilidade

Estima-se que a enxaqueca atinja cerca de 1,2 milhões de pessoas em Portugal, diminuindo a sua qualidade de vida e gerando repercussões socioeconómicas muito significativas, dado que é particularmente prevalente nos adultos jovens. No 9.º episódio da websérie SINOPSE, o Dr. José Maria Bandeira Costa (interno de Neurologia no Instituto Português de Oncologia de Lisboa) entrevista a Dr.ª Sara Machado (neurologista no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, na Amadora) sobre esta doença, procurando esclarecer aspetos como as causas, os sintomas associados, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.

Saber mais sobre a enxaqueca e assistir ao episódio

Esclerose múltipla em foco no Dia Mundial do Cérebro 2021

“STOP Multiple Sclerosis” é o lema do Dia Mundial do Cérebro 2021, que se assinala a 22 de julho. O diagnóstico precoce, o acesso aos melhores tratamentos e o aumento da qualidade de vida dos doentes e das suas famílias são as mensagens centrais da campanha promovida pela Federação Mundial de Neurologia e pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla, sobre a qual pode saber mais aqui e aqui

A Sociedade Portuguesa de Neurologia alia-se ao movimento de divulgação e sensibilização sobre a esclerose múltipla, dedicando-lhe o 8.º episódio da sua websérie SINOPSE. Fique a par do que importa saber sobre esta doença desmielinizante, com as explicações do Dr. Filipe Palavra, neurologista no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em entrevista à Dr.ª Mónica Santos, interna de Neurologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria.

Saber mais sobre a esclerose múltipla e assistir ao episódio

Trombose venosa cerebral: um tipo de AVC menos conhecido

A trombose venosa cerebral (TVC) é um tipo relativamente raro de acidente vascular cerebral (AVC), que, de acordo com as estimativas, afeta entre 1,3 e 1,6 pessoas em cada 100 mil. Este evento ocorre quando coágulos de sangue obstruem os seios durais, ou seja, as veias que drenam o sangue do cérebro. A TVC, sobre a qual se tem falado mais recentemente, devido ao relato de alguns casos associados às vacinas contra a COVID-19, é o tema do 7.º episódio da websérie SINOPSE. Os esclarecimentos são prestados pela Prof.ª Catarina Fonseca, neurologista no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria, que é entrevistada pela Dr.ª Leonor Dias, interna de Neurologia no Centro Hospitalar e Universitário de São João, no Porto.

Saber mais sobre a trombose venosa cerebral e assistir ao episódio

Portugal é o país com mais casos de amiloidose hereditária por transtirretina

Apesar de ser uma doença rara, com 10 mil casos estimados em todo o mundo, a amiloidose hereditária por transtirretina (amiloidose ATTRv) é mais comum em Portugal – por exemplo, quase metade dos doentes identificados na Europa são portugueses. No 6.º episódio da websérie SINOPSE, a Dr.ª Ana do Carmo Azevedo (interna de Neurologia no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga) entrevista a Prof.ª Teresa Coelho (diretora do Serviço de Neurofisiologia e responsável pela Unidade Corino de Andrade do Centro Hospitalar Universitário do Porto) sobre esta doença hereditária, cujo tratamento evoluiu significativamente nos últimos anos.

Saber mais sobre a amiloidose hereditária por transtirretina e assistir ao episódio

Sono é essencial para o equilíbrio físico e mental

Que uma noite mal dormida resulta, em geral, num dia de maior cansaço e menor capacidade de concentração é algo que já todos sentimos. Mas os malefícios de dormir pouco e mal são muito mais profundos, podendo resultar, inclusive, num aumento do risco de morte antecipada. A propósito do Dia Mundial do Sono, que este ano se assinala a 19 de março, a Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) lança o 5.º episódio da websérie SINOPSE, no qual a Dr.ª Inês Carvalho (interna de Neurologia no Hospital de Braga) entrevista a Dr.ª Isabel Luzeiro (neurologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e presidente da SPN).

Saber mais sobre as perturbações do sono e assistir ao episódio

2.º episódio da SINOPSE lançado no Dia Mundial do AVC

A 29 de outubro assinala-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Sociedade Portuguesa de Neurologia junta-se à causa de sensibilizar e esclarecer a comunidade, com o lançamento de um episódio da sua websérie SINOPSE dedicado a esta que continua a ser a principal causa de mortalidade e incapacidade em Portugal. Numa conversa em jeito de entrevista entre o Dr. Ricardo Varela (neurologista no Centro Hospitalar Universitário do Porto/Hospital de Santo António) e o Dr. João André Sousa (interno de Neurologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), são esclarecidos os vários tipos de AVC, os sinais de alarme, o que fazer na presença de uma pessoa que parece estar a sofrer este evento, os fatores de risco, as medidas de prevenção, os tratamentos disponíveis, o importante papel da reabilitação dos doentes e da abordagem multidisciplinar na sua recuperação, entre outras mensagens que importa transmitir para minorar o forte impacto do AVC em Portugal.

Saber mais sobre o AVC e assistir ao episódio

Doença de Parkinson afeta entre 18 a 20 mil pessoas em Portugal

No 3.º episódio da websérie SINOPSE, o Dr. Luís Abreu, neurologista no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira/Hospital Pêro da Covilhã, percorre os principais temas relacionados com a doença de Parkinson (DP), respondendo às perguntas da Dr.ª Daniela Pimenta da Silva, interna de Neurologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria. “A DP é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente na população mundial, logo a seguir à doença de Alzheimer. Afeta milhões de pessoas e, em Portugal, um estudo publicado em 2017 estima uma prevalência de pelo menos 180 casos por cada 100 mil habitantes, portanto, existem cerca de 18 a 20 mil pessoas com DP no nosso país”, começa por referir Luís Abreu.

Saber mais sobre a doença de Parkinson e assistir ao episódio

Epilepsia: o que é, como se diagnostica e trata, o que fazer perante uma crise?

O que é a epilepsia e quais as suas causas? O que são crises epiléticas? Como é feito o diagnóstico? Que tratamentos existem? Como proceder se vir alguém a ter uma crise epilética? Estas são algumas das questões colocadas pelo Dr. Axel Ferreira (interno de Neurologia na Unidade Local de Saúde de Matosinhos/Hospital Pedro Hispano) ao Dr. Pedro Correia (neurologista na Unidade Local de Saúde do Alto Minho/Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo), no 4.º episódio da websérie SINOPSE, que a Sociedade Portuguesa de Neurologia lança a propósito do Dia Internacional da Epilepsia, 8 de fevereiro.

Saber mais sobre a epilepsia e assistir ao episódio

Websérie SINOPSE clarifica as doenças neurológicas

Chama-se SINOPSE e é o novo projeto da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), em colaboração com a Comissão de Internos e Recém-Especialistas em Neurologia (CIREN) e com o patrocínio da Akcea Therapeutics. Esta websérie, que se dirige, sobretudo, ao público em geral, será composta por vários episódios de conversas/entrevistas entre internos e especialistas de Neurologia, “com o objetivo de discutir as doenças neurológicas, tentando clarificar os seus sinais e sintomas e esclarecer dúvidas frequentes dos doentes e da população em geral”, explica Rui Araújo, coordenador deste novo projeto e vice-presidente da SPN.

Assista aqui ao primeiro episódio, que aborda a doença de Alzheimer e outras demências

Inquérito Covid, Sono, Saúde e Hábitos

A Sociedade Portuguesa de Neurologia congratula-se com a realização do inquérito “Covid-19, Sono, Saúde e Hábitos” onde se tentam ver efeitos negativos sobre doenças de sono e neurológicas. Este inquérito destina-se à população em geral e está a ser promovido pelo CENC, Centro de Medicina do SONO e pelo ISleep.

Para participar deverá utilizar o seguinte link: https://www.surveylegend.com/s/2abz

Já ouviu falar em Paralisia do sono?

Entrevista da Drª Isabel Luzeiro no âmbito da questão "Já ouviu falar em Paralisia do sono?"

Consultar

COVID-19 e Epilepsia

Pode consultar informação no site Epilepsia

Consultar