As principais novidades na área da esclerose múltipla (EM) apresentadas no MS Virtual 2020, a oitava edição do congresso conjunto do European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS) com o Americas Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ACTRIMS), vão estar em discussão no
webinar que decorrerá na próxima terça-feira, 6 de outubro, às 18h30. Clique
aqui para aceder à plataforma de transmissão, que também inclui notícias e outra informação relacionada com o tema. O
webinar é reservado a profissionais de saúde.
Nesta sessão virtual, a Prof.ª Ana Martins da Silva, líder do Grupo de Neuroimunologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto/Hospital de Santo António, centrará a sua análise na etiopatogenia e no diagnóstico. Estes dois domínios foram alvo de muitas apresentações, que divulgaram avanços sobre o conhecimento da imunopatogénese da EM e dados recentes acerca do potencial de biomarcadores como o microácido ribonucleico (miRNA), os neurofilamentos ou a proteína ácida fibrilar glial (GFAP, na sigla em inglês).
Mensagem do Prof. João Cerqueira sobre o webinar no dia 6 de outubro, às 18h30,
aqui.
Em seguida, o Dr. José Vale, diretor do Serviço de Neurologia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, incidirá sobre o tratamento, dando particular enfoque à discussão de estratégias para a EM surto-remissão (escalonamento versus terapêuticas de indução) e para as formas progressivas primárias e secundárias da doença. Os dados já conhecidos sobre o impacto da COVID-19 em doentes com EM sob tratamento imunomodulador foram apresentados com destaque no MS Virtual 2020 e também serão comentados por José Vale neste webinar conjunto do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM) com a Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), que conta com o apoio da Novartis. A introdução do webinar vai estar a cargo da presidente da SPN, Dr.ª Isabel Luzeiro, e a moderação será assegurada pelo Prof. João Cerqueira (presidente do GEEM) e pelo Dr. Filipe Palavra (secretário-geral da SPN).
Apoio: