A Direcção da Sociedade Portuguesa de Neurologia lamenta profundamente informar todos os sócios da perda irreversível de que tomou hoje conhecimento: faleceu a Prof. Doutora Paula Coutinho, médica Neurologista e pioneira da Neurogenética em Portugal.
Nascida em 1941, em Macieira de Cambra (Vale de Cambra), a Prof. Doutora Paula Coutinho marcou profundamente a história da Neurologia em Portugal, tendo deixado um legado ímpar, no tocante às suas duas grandes áreas de interesse: a polineuropatia amiloidótica familiar e a doença de Machado-Joseph, em cuja caracterização clínica, neuropatológica e epidemiológica investiu, na sua Tese de Doutoramento. Foi Chefe de Serviço de Neurologia no Hospital Geral de Santo António, Professora e Investigadora, assim como Directora do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga. Trabalhou como consultora clínica no Centro de Estudos de Paramiloidose, Porto (1975-1992) e foi professora convidada de neurologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (1979-1998).
Era uma mulher inteligente, culta, emotiva, generosa e humilde fazendo do ensino e da neurologia uma das suas bandeiras. Cultivava a proximidade e a heterogeneidade! Uma Líder!
Faleceu a 11 de Junho, ao fim da tarde, mas a sua memória perdurará na nossa Sociedade.
À Professora Paula ( Dra Paula como a designávamos ) a nossa gratidão pelo legado científico e pessoal!
Isabel Luzeiro
(pela SPN)