19 Março 2021 Artigo

In memoriam: Stirling Carpenter (1939-2021)

Eminente neuropatologista, trabalhou longos anos em Toronto, com influência marcante na área das doenças neuromusculares. Com extensa obra científica publicada, foi co-autor de um dos livros basilares sobre doenças do músculo esquelético.
 
Apaixonou-se por Portugal, que visitava com frequência, em trabalho e como turista curioso. Nas décadas de oitenta e noventa do século passado apoiou ativamente os esforços da neuropediatra Cândida Maia e do neuropatologista António Guimarães para desenvolver a área das Doenças Neuromusculares nos seus hospitais e a nível nacional.
 
Casado com a nossa colega Lígia Castro Alves, também neuropatologista, fixou residência na cidade do Porto, em 1997. Foi consultor no Hospital de São João, na área da neuropatologia, onde para além de relevante trabalho na área neuromuscular foi o impulsionador do estudo das doenças priónicas. 
 
Colaborou sempre de forma próxima e dedicada com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Doenças Neuromusculares (SPEDNM), participando ativamente em todas as nossas reuniões, como palestrante ou como participante.
 
Deixa-nos uma grande saudade e a certeza de que nos fará muita falta. 
 
Profª Dra. Teresa Coelho
Presidente da Direção da SPEDNM