EDITORIAL

A SPN realizou de 19 a 21 de Maio, em Monte Real, mais um Forum subordinado aos temas do Comportamento e das Doenças do Movimento. Um evento vocacionado para a formação não só dos mais novos mas também dos restantes membros sempre motivados em se manterem actualizados.

De facto, admite-se hoje que o conhecimento médico se renova na sua quase totalidade a cada 5 anos e na Neurologia, em particular, que tem vindo a conhecer acentuado desenvolvimento em muitas das suas áreas tornando-se assim imprescindível uma atenção especial a esta actividade.

Nessa linha, a SPN concretizou uma parceria que levou à realização em Lisboa do “X World Congress - Controversies in Neurology (CONy) o qual decorreu em Março passado e que teve a participação de mais de 200 portugueses num computo geral um pouco acima dos 900 participantes de 57 países.

Em termos de atracção de eventos internacionais apraz-nos ainda anunciar que a SPN conseguiu assegurar a realização do 4º Congresso da European Academy of Neurology (EAN),o qual decorrerá em Lisboa em Junho de 2018. Este é o evento magno da Neurologia não só europeia como, provavelmente, mundial, sendo esperada uma participação superior a 7000 médicos.

Ainda em termos de anúncios divulgamos a realização em 2017, em substituição do nosso tradicional Forum, mais uma realização conjunta com a Soc. Portuguesa de Neurocirurgia, por amável proposta desta Sociedade à qual nos unem estreitos laços de cooperação e amizade. Recordamos que existe já um histórico de realizações conjuntas: 2009 (Carvoeiro) e 2012 (Porto). Estando esta prevista para o Funchal na segunda quinzena de Maio de 2017.

Finalmente, recordamos o nosso tradicional congresso anual em Novembro, conforme já divulgado. Este evento é focado nas relações das diversas áreas da Neurologia com questões de relacionamento social e estatal. Áreas de referenciação, estruturas de apoio, associações de doentes, rede de cuidados continuados, entre outros. Contamos com a participação de responsáveis políticos e sociais dessas áreas. Antevemos assim debates intensos em questões de tão grande relevância na nossa prática diária.

A adesão dos membros da SPN é o melhor estímulo para prosseguirmos com estas iniciativas.

A Direcção da SPN

 
 

Nova Morada Sociedade Portuguesa de Neurologia

A morada da Sociedade Portuguesa de Neurologia alterou-se para a seguinte:

Sociedade Portuguesa de Neurologia
Campo Grande, 382-C, 2º andar A
1700-097 Lisboa, Portugal

Consulte os contactos aqui.

 

Leukodystrophies in clinical pratice - Formação pós graduada | Post graduate education

SPDM | Portuguese Society of Inherited Metabolic Diseases

13 Janeiro 2017 / 13 January 2017 Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra

Aceda ao programa aqui.

Mais informações: http://www.spdm.org.pt

JORNAL CORREIO SPN - Diário Congresso Neurologia 2016

correiospn 24novDiário de 24 de novembro

Aceda aqui à Versão digital

 

 

 

correiospn 25novDiário de 25 de novembro

Aceda aqui à Versão digital

 

 

 


Bolsa Edgar Cruz e Silva: Abertura de Candidaturas

Ao fim de vários anos de interrupção o Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências (GEECD) abre, no dia 1 de Dezembro de 2016, uma nova edição da BolsaEdgar Cruz e Silva, com o objectivo de perpetuar a memória do Professor Edgar Cruz e Silva, investigador de grande mérito e colaborador entusiasta do GEECD.

A Bolsa, resultante de uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, destina-se a financiar o melhor projeto de investigação científica de entre as propostas em apreciação, na área de estudo do Envelhecimento Cerebral e Demências.

Serão admitidos a concurso projetos de trabalhos científicos a serem realizados, pelo menos parcialmente, em instituições portuguesas.

Nesse contexto o GEECD as candidaturas poderão ser entregues entre o dia 1 de Dezembro de 2016 e o dia 28 de Fevereiro de 2017, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Após apreciação dos projectos concorrentes pelo Júri a Bolsa será atribuída na reunião de 2017 do GEECD e terá um valor de 5000 euros.

Poderá consultar o Regulamento detalhado da Bolsa Edgar Cruz e Silva aqui.

Em breve divulgada a constituição do Júri.

Prémios Santa Casa Neurociências 2016



Anualmente, a Santa Casa atribui 400 mil euros para a Investigação em Neurociências que são distribuídos por dois Prémios de 200 mil euros cada: o Prémio MELO E CASTRO, para as lesões vertebro-medulares, e o Prémio MANTERO BELARD, para doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento. Em 2016, os Prémios SANTA CASA Neurociências irão privilegiar projetos de investigação com uma forte componente clínica, que permitam a recuperação e consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas afetadas.

Faça o download do Edital aqui

Submissão de Candidaturas até 12 de setembro de 2016, através do site: www.candidaturasneurociencias.scml.pt

Mais informações em:
http://www.scml.pt/pt-PT/premios_santa_casa_neurociencias/apresentacao/

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
abril 2017
D Sb
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30




 

 

Sociedade Portuguesa de Neurologia * Campo Grande, 380 (3K) Piso 0 ? E * 1700-097 LISBOA, Portugal
Tel / Fax.: 21 8205854   TM: 938149887 * sec.spn@gmail.com