EDITORIAL

A SPN realizou de 19 a 21 de Maio, em Monte Real, mais um Forum subordinado aos temas do Comportamento e das Doenças do Movimento. Um evento vocacionado para a formação não só dos mais novos mas também dos restantes membros sempre motivados em se manterem actualizados.

De facto, admite-se hoje que o conhecimento médico se renova na sua quase totalidade a cada 5 anos e na Neurologia, em particular, que tem vindo a conhecer acentuado desenvolvimento em muitas das suas áreas tornando-se assim imprescindível uma atenção especial a esta actividade.

Nessa linha, a SPN concretizou uma parceria que levou à realização em Lisboa do “X World Congress - Controversies in Neurology (CONy) o qual decorreu em Março passado e que teve a participação de mais de 200 portugueses num computo geral um pouco acima dos 900 participantes de 57 países.

Em termos de atracção de eventos internacionais apraz-nos ainda anunciar que a SPN conseguiu assegurar a realização do 4º Congresso da European Academy of Neurology (EAN),o qual decorrerá em Lisboa em Junho de 2018. Este é o evento magno da Neurologia não só europeia como, provavelmente, mundial, sendo esperada uma participação superior a 7000 médicos.

Ainda em termos de anúncios divulgamos a realização em 2017, em substituição do nosso tradicional Forum, mais uma realização conjunta com a Soc. Portuguesa de Neurocirurgia, por amável proposta desta Sociedade à qual nos unem estreitos laços de cooperação e amizade. Recordamos que existe já um histórico de realizações conjuntas: 2009 (Carvoeiro) e 2012 (Porto). Estando esta prevista para o Funchal na segunda quinzena de Maio de 2017.

Finalmente, recordamos o nosso tradicional congresso anual em Novembro, conforme já divulgado. Este evento é focado nas relações das diversas áreas da Neurologia com questões de relacionamento social e estatal. Áreas de referenciação, estruturas de apoio, associações de doentes, rede de cuidados continuados, entre outros. Contamos com a participação de responsáveis políticos e sociais dessas áreas. Antevemos assim debates intensos em questões de tão grande relevância na nossa prática diária.

A adesão dos membros da SPN é o melhor estímulo para prosseguirmos com estas iniciativas.

A Direcção da SPN

 
 

GEECD

O Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (GEECD) foi fundado pelo Professor Carlos Garcia, em 1985, e engloba profissionais de diversos campos do conhecimento (Neurologia, Psiquiatria, Neurociências, Psicologia, Neuropatologia, Bioquímica, Enfermagem, etc.) reunidos pelo interesse comum nesta área do saber: o envelhecimento cerebral e a sua patologia.

O GEECD foi legalmente constituído em Associação em 31 de Maio de 2000. Na reunião de Junho do mesmo ano, foi eleita a primeira direcção formal, presidida pela Professora Catarina R. Oliveira, a quem sucederia, em 2002, a Professora Carolina Garrett, em 2004 a Professora Manuela Guerreiro, em 2006 a Professora Isabel Santana, em 2008 o Dr. Celso Pontes, em 2010 o Professor Alexandre de Mendonça, e mais recentemente, em 2012 a Dra. Beatriz Santiago, actual presidente.

Entre as iniciativas do GEECD, serão de salientar a realização de uma Reunião anual, com número crescente de participantes e de apresentações científicas, que se constitui como um campo de encontro multidisciplinar para troca de informação e base para unir interesses científicos, na investigação e no ensino e, como corolário natural, na prática clínica. De realçar ainda a preparação e publicação das Séries “Escalas e Testes na Demência”, atualmente na 3ª Edição.

Este ano de 2013, a 27ª Reunião do GEECD realizar-se-á nos dias 28 e 29 de Junho, em Coimbra, no Hotel Vila Galé. Na manhã de dia 28 de Junho decorrerão as habituais duas Reuniões de Interesses Específicos do nosso Grupo: (I) “Escalas e Testes na Demência”, organizada pelo Professor Mário R. Simões e pela Professora Isabel Santana; e (II) “Biomarcadores Genéticos e Bioquímicos no sangue e LCR”, organizada pela Professora Catarina R. Oliveira e pelo Professor Alexandre de Mendonça. Na tarde de dia 28 e a manhã de dia 29 de Junho terão lugar diversas Sessões temáticas, salientando entre os convidados deste ano a Doutora Rita Guerreiro e a Eurodeputada Dra. Marisa Matias. Na tarde de dia 29 de Junho o GEECD promove o Curso “Demências”, um curso que pretende uma abordagem atual e multidimensional das demências.

O Programa da 27ª Reunião, bem como outras informações acerca do nosso Grupo e das suas atividades, poderão ser consultadas na página oficial do GEECD: http://www.geecd.org/, ou solicitadas através do nosso contato: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Beatriz Santiago
Presidente do GEECD

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
setembro 2017
D Sb
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30




 

 

Sociedade Portuguesa de Neurologia * Campo Grande, 380 (3K) Piso 0 ? E * 1700-097 LISBOA, Portugal
Tel / Fax.: 21 8205854   TM: 938149887 * sec.spn@gmail.com